A Instituição

A Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição pública estadual de ensino superior. A mesma é mantida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), que é vinculada á Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Sua história começa com o Institudo de Educação do Rio de Janeiro (IERJ) que teve sua transferência para a Rede FAETEC em 1997. No ano seguinte, o IERJ teve seu nome alterado para Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), e com isso, deu o pontapé inicial em 1999 no nível superior.

Porém só em 2001 que a FAETEC decidiu por ampliar os cursos oferecidos no ISERJ para várias outras novas unidades: Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), em Campos dos Goytacazes.

Entre 2000 e 2002, a FAETEC decidiu por inaugurar os Institutos Superiores de Educação (IST) em diversas áreas, como: Campos dos Goytacazes, Paracambi, Petrópolis e Rio (capital). Em 2012, o IST de Duque de Caxias foi inaugurado, no distrito de Imbariê.

Mais tarde, o nome Instituto Superior de Educação foi alterado para Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, exceto para o ISEPAM e ISERJ.